Conceituário Visual de Filosofia

Foi esta última ideia de fluidez, sob a égide de que as fronteiras são mais passagens do que barreiras, que levou os professores de Filosofia e de Desenho, taco a taco, a combinar esforços. Uma ideia e um conceito aqui, uma forma e outra linha acolá, assim foram tecendo o conceituário visual. Um conceituário que agora ganha nova expressão, em formato ebook, onde se reúnem os trinta e sete conceitos disponíveis na plataforma do #EstudoEmCasaApoia sob a forma de recursos educativos digitais, desenvolvidos em DAC (Domínios de Autonomia Curricular) com a disciplina de Filosofia e a disciplina de Desenho A, de modo a permitir que os alunos se apropriem desses conceitos filosóficos ao mesmo tempo que exploram dois elementos plásticos essenciais, a cor e a forma, e assim desenvolvam a literacia visual. Para tornar este conteúdo mais inclusivo, a apresentação dos conceitos integra o ColorADD - o alfabeto das cores para daltónicos - e, em simultâneo, a sua descrição em Língua Gestual Portuguesa. A lista de conceitos poderia ter sido diferente, pois claro, ou mais extensa, evidentemente. Mas não muito, uma vez que tiveram como ponto de partida os problemas e teorias propostos pelo programa de Filosofia. Para que professores e alunos, taco a taco também, possam discutir até que ponto estamos em presença de um encontro feliz: será que a proposta visual ilustra convenientemente o conceito? Mais: como fariam se estivessem no lugar do ilustrador? Teriam feito de outra maneira? Como e porquê? Melhor: porque não reúnem esforços também e não fazem o mesmo? Nas turmas de Artes, com a colaboração do professor de Desenho, o desafio de representar visualmente uma ideia, com o auxílio de técnicas distintas, estilos distintos…será um exercício de cooperação, no mínimo, interessante! Fica a sugestão. Em relação às aulas de Filosofia, sem professor de Desenho por perto, o interesse da proposta parece-nos igualmente evidente. Uma vez que se trata de uma oportunidade para parar entre diferentes unidades temáticas, para isolar os conceitos que virão a ser úteis na unidade seguinte, e assim clarificá-los de forma descontraída à partida. Para que fluam e surjam naturalmente logo que necessários, mais tarde, durante a discussão das teorias e dos argumentos, como naturalmente surge a técnica, sem que tenhamos de reparar nela, num bailado e numa composição visual.

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