E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 99 Estudo aprofundado Preditores do comportamento prossocial nas crianças inscritas na educação pré-escolar e nos alunos matriculados no 1.º ciclo do ensino básico: o papel do contexto regional num estudo nacional no contexto pós-pandémico O presente estudo teve como objetivo analisar os fatores associados ao comportamento prossocial nas crianças da educação pré-escolar e nos alunos do ensino básico, tendo em consideração as especificidades do ecossistema social em que se enquadram. Assim, e dadas as heterogeneidades anteriormente encontradas (Matos et al., 2022) em termos das diferenças nas regiões nas quais os agrupamentos escolares estudados se enquadram, as análises levadas a cabo neste estudo específico foram elaboradas tendo em consideração o contexto regional. De forma geral, era esperado, a partir dos outros estudos realizados neste âmbito, que os alunos com menos sintomas de internalização e externalização apresentassem mais comportamentos prossociais (e.g., Memmott‐Elison et al., 2020) e que, de entre as variáveis sociodemográficas, o género, fosse, também, preditor do comportamento prossocial (e.g.: Malonda et al., 2019; Van der Graaff et al., 2018). Na generalidade, podemos afirmar que os resultados obtidos sugerem a existência de fatores comuns a todas as regiões e a existência de fatores regionais mais específicos, que mostraram explicar de forma diferenciada o comportamento prossocial dos alunos, demonstrando, deste modo, a necessidade de compreensão desta realidade a diferentes níveis. Assim, os resultados obtidos confirmaram a hipótese colocada na maioria das regiões, com as raparigas a apresentarem vantagem do ponto de vista do comportamento prossocial sobre os rapazes. Embora a literatura a este propósito não seja consistente, os resultados obtidos estão de acordo com os de Malonda e colaboradores (2019) e van der Graaff e colaboradores (2018) e podem representar, por um lado, um aspeto desenvolvimental expetável, com as diferenças de género no comportamento prossocial a esbaterem-se ao longo do crescimento até à adolescência. Discussão

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