E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 96 Estudo aprofundado Preditores do comportamento prossocial nas crianças inscritas na educação pré-escolar e nos alunos matriculados no 1.º ciclo do ensino básico: o papel do contexto regional num estudo nacional no contexto pós-pandémico Como pode ser observado, na região do Alentejo, ser rapariga, apresentar mais preocupações, menos lutas e maior facilidade no cumprimento de regras, mais amigos e empatia, menor isolamento e maior capacidade de controlo dos impulsos foram preditores de um melhor comportamento prossocial. Por fim, na região do Algarve foi obtida uma equação de regressão significativa, R2 = 46%, F (5, 147) = 25,17, p < 0,001, que evidenciou um modelo composto por cinco variáveis independentes preditoras, que explicou 44% (R2 ajustado) da variância total (Tabela 7). Nesta região, o comportamento prossocial foi explicado pelos sintomas emocionais relacionados com os medos, os problemas de comportamento relativos ao cumprimento de regras, os problemas com os pares relacionados com a empatia e os sintomas de hiperatividade relacionados com a capacidade de manter a atenção concentrada e com o controlo dos impulsos. Tabela 7 Coeficientes da análise de regressão múltipla na previsão do comportamento prossocial nas crianças inscritas na educação pré-escolar e nos alunos matriculados no 1.º ciclo na região do Algarve (N = 178) Coeficientes Não Estandartizados Coeficiente Estandartizado Estatísticas de Colinearidade B ES β t p Tolerância VIF Constante 2,349 0,690 3,402 0,001*** Os outros gostam dele 1,931 0,383 0,334 5,037 0,000*** 0,835 1,220 Acaba o que começa 0,517 0,262 0,162 1,970 0,051-> 0,545 1,238 Pensa antes de as fazer 0,481 0,267 0,147 1,804 0,073-> 0,551 1,036 Medos -0,670 0,243 -0,176 -2,759 0,007** 0,899 1,332 Obedece 0,786 0,313 0,202 2,512 0,013* 0,569 1,072 *** p < 0,001; ** p < 0,01; * p < 0,05; ->p < 0,07.

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