E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 95 Estudo aprofundado Preditores do comportamento prossocial nas crianças inscritas na educação pré-escolar e nos alunos matriculados no 1.º ciclo do ensino básico: o papel do contexto regional num estudo nacional no contexto pós-pandémico A Tabela 6 mostra agora os resultados obtidos do estudo dos fatores preditores do comportamento prossocial na região do Alentejo. Foi obtida uma equação de regressão significativa, R2 = 32%, F (8, 590) = 35,12, p < 0,001, que evidenciou um modelo composto por oito variáveis independentes preditoras, explicando 32% (R2 ajustado) da variância total. Na região do Alentejo, o comportamento prossocial dos alunos foi explicado pelo género, pelos sintomas emocionais relativos às preocupações, pelos problemas de comportamento relativos ao cumprimento de regras e lutas, pelos problemas com os pares relacionados com o número de amigos, isolamento e empatia, e pelos sintomas de hiperatividade relacionados com a capacidade de controlo dos impulsos. Tabela 6 Coeficientes da análise de regressão múltipla na previsão do comportamento prossocial nas crianças inscritas na educação pré-escolar e nos alunos matriculados no 1.º ciclo na região do Alentejo (N = 684) Coeficientes Não Estandartizados Coeficiente Estandartizado Estatísticas de Colinearidade B ES β t p Tolerância VIF Constante 3,396 0,462 7,356 0,000*** Pensa antes de fazer 0,641 0,102 0,235 6,279 0,000*** 0,819 1,220 Os outros gostam dele 1,099 0,171 0,242 6,412 0,000*** 0,808 1,238 Género 0,520 0,125 0,143 4,159 0,000*** 0,966 1,036 Obedece 0,377 0,124 0,119 3,047 0,002** 0,751 1,332 Tem um amigo 0,523 0,137 0,134 3,830 0,000*** 0,933 1,072 Preocupações 0,316 0,095 0,117 3,343 0,001*** 0,940 1,064 Isola-se -0,362 0,119 -0,107 -3,031 0,003** 0,927 1,079 Luta/ameaça -0,360 0,146 -0,095 -2,463 0,014* 0,773 1,294 *** p <0,001; ** p < 0,01; * p < 0,05.

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