Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 94 Estudo aprofundado Preditores do comportamento prossocial nas crianças inscritas na educação pré-escolar e nos alunos matriculados no 1.º ciclo do ensino básico: o papel do contexto regional num estudo nacional no contexto pós-pandémico O modelo preditivo obtido na Área Metropolitana de Lisboa evidenciou também uma equação de regressão significativa, R2 = 38%, F (6, 183) = 18,78, p < 0,001, apresentando um modelo composto por seis variáveis independentes preditoras, que explicou 36% da variância (R2 ajustado) (Tabela 5). Na Área Metropolitana de Lisboa, o comportamento prossocial foi explicado pelos problemas de comportamento relativos ao cumprimento de regras e lutas, pelos problemas com os pares relacionados com isolamento, número de amigos e perceção de intimidação, e pelos sintomas de hiperatividade relacionados com a capacidade de manter a atenção concentrada. Nesta região, apresentar maior facilidade no cumprimento de regras e menos lutas, mais amigos, menor isolamento, maior perceção de intimidação e maior capacidade atencional foram preditores de um melhor comportamento prossocial nesta região. Tabela 5 Coeficientes da análise de regressão múltipla na previsão do comportamento prossocial nas crianças inscritas na educação pré-escolar e nos alunos matriculados no 1.º ciclo naÁrea Metropolitana de Lisboa (N =236) Coeficientes Não Estandartizados Coeficiente Estandartizado Estatísticas de Colinearidade B ES β t p Tolerância VIF Constante 5,885 0,609 9,663 0,000*** Obedece 0,455 0,250 0,134 1,822 0,070-> 0,624 1,603 Luta/ameaça -0,944 0,235 -0,258 -4,015 0,000*** 0,819 1,222 Acaba o que começa 0,640 0,178 0,241 3,589 0,000*** 0,749 1,336 Isola-se -0,499 0,178 -0,177 -2,807 0,006** 0,853 1,172 Os outros ameaçam-no 0,560 0,202 0,166 2,776 0,006** 0,950 1,052 Tem um amigo 0,661 0,262 0,159 2,523 0,012* 0,851 1,176 *** p < 0,001; ** p < 0,01; * p < 0,05; ->p < 0,07.
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