Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 93 Estudo aprofundado Preditores do comportamento prossocial nas crianças inscritas na educação pré-escolar e nos alunos matriculados no 1.º ciclo do ensino básico: o papel do contexto regional num estudo nacional no contexto pós-pandémico Assim, nesta região, ser rapariga, apresentar mais queixas de dores, menos comportamentos de lutas e mentiras, maior facilidade no cumprimento de regras, mais amigos e empatia, menor isolamento e maior perceção de intimidação, mais agitação motora e maior capacidade de controlo dos impulsos mostraram ser preditores de um melhor comportamento prossocial. Tabela 4 Coeficientes da análise de regressão múltipla na previsão do comportamento prossocial nas crianças inscritas na educação pré-escolar e nos alunos matriculados no 1.º ciclo na região Centro (N = 1188) *** p < 0,001; ** p < 0,01; * p < 0,05. Coeficientes Não Estandartizados Coeficiente Estandartizado Estatísticas de Colinearidade B ES β t p Tolerância VIF Constante 3,395 0,395 8,591 0,000*** Os outros gostam dele 1,107 0,125 0,267 8,887 0,000*** 0,745 1,342 Pensa antes 0,547 0,087 0,191 6,277 0,000*** 0,722 1,385 Obedece 0,579 0,101 0,178 5,748 0,000*** 0,698 1,433 Isola-se -0,411 0,093 -0,122 -4,425 0,000*** 0,878 1,139 Tem um amigo 0,571 0,142 0,115 4,032 0,000*** 0,820 1,220 Dores 0,279 0,089 0,084 3,139 0,002** 0,944 1,059 Irrequieto 0,300 0,079 0,123 3,807 0,000*** 0,641 1,560 Luta/ameaça -0,326 0,123 -0,081 -2,651 0,008** 0,722 1,384 Género 0,232 0,103 0,060 2,258 0,024* 0,934 1,071 Mente/engana -0,307 0,121 -0,076 -2,532 0,012* 0,749 1,336 Os outros ameaçam-no 0,240 0,114 0,058 2,112 0,035* 0,879 1,138
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