Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 87 Estudo aprofundado Preditores do comportamento prossocial nas crianças inscritas na educação pré-escolar e nos alunos matriculados no 1.º ciclo do ensino básico: o papel do contexto regional num estudo nacional no contexto pós-pandémico Procedimento Disponível para consulta na página 55. Participantes Participaram 3623 crianças/alunos, 1853 do género feminino e 1770 do género masculino, com idades entre os 5 e os 11 anos (M= 7,25; DP= 1,56). As crianças, 971 da educação pré-escolar e os alunos, 2652 do 1.º ciclo do ensino básico. Informações detalhadas dos participantes do estudo na página 62. Medidas No presente estudo, foi apenas utilizado o instrumento dirigido à educação pré-escolar e ao 1.º ciclo do ensino básico. As respostas foram fornecidas pelos professores ou educadores, e o instrumento incluía questões referentes a dados sociodemográficos (género, nível de escolaridade, idade, nível de escolaridade do pai/ mãe/ cuidador e necessidade de medida de ação social) e indicadores da saúde psicológica e bem-estar dos alunos, avaliados através do relato dos educadores/professores no Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ, Goodman, 1997; adaptação para a população portuguesa de Marzocchi et al., 2004). O SDQ é constituído por 20 itens, com um formato de resposta numa escala de tipo Likert de 3 pontos (0 = Não é verdade; 2 = É muito verdade) que se agrupam em quatro dimensões relativas a problemas de internalização e externalização e uma dimensão relacionada com o comportamento prossocial, e apresenta qualidades psicométricas adequadas na população Portuguesa (Fleitlich et al., 2004). Informações detalhadas sobre os instrumentos utilizados no estudo na página 78. Método
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==