Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 60 Metodologia Tabela 1 (cont.) Desenvolvimento Positivo (PYD) 12 • Competência • Confiança • Conexão Adolescentes 3º Ciclo Secundário 20 itens 0 = Discordo totalmente a 4 = Concordo totalmente E 0 = Nunca é verdadeira a 4 = É sempre verdadeira (intervalos: Competência 0 a 24; Confiança 0 a 24; Conexão 0 a 32) COVID-19 Crianças e Adolescentes Docentes 2º Ciclo 3º Ciclo Secundário 4 itens 0 = Muito pior a 4 = Muito melhor (intervalo 0 a 4) Vida atual Crianças e Adolescentes Docentes 2º Ciclo 3º Ciclo Secundário 1 item 0 = No geral, pior que a das outras pessoas da minha idade a 2 = No geral, melhor que a das outras pessoas da minha idade (intervalo 1-3) Rotinas durante a semana Atividade física (HBSC) Crianças e Adolescentes 2º Ciclo 3º Ciclo Secundário 1 item 0 = 0 dias a 7 = 7 dias (intervalo 0 a 7) Rotinas durante a semana Sono (HBSC) Crianças e Adolescentes 2º Ciclo 3º Ciclo Secundário 1 item 0 = 0 horas a 10 = 10 horas ou mais (intervalo 4 a 10) Rotinas durante a semana Tempo de ecrã (HBSC) Crianças e Adolescentes 2º Ciclo 3º Ciclo Secundário 1 item 0 = 0 horas a 10 = 10 horas ou mais (intervalo 0 a 10) 12 Geldhof, G. J., Bowers, E. P., Boyd, M. J., Mueller, M. K., Napolitano, C. M., Schmid, K. L., . . . Lerner, R. M. (2014). Creation of short and very short measures of the five Cs of positive youth development. Journal of Research on Adolescence, 24(1), 163-176. doi:10.1111/jora.12039. Adaptação portuguesa: Tomé, G., Matos, M. G., Camacho, I., Gomes, P., Reis, M., Branquinho, C., Gomez-Baya, D., & Wiium, N. (2019). Positive youth development (pyd-sf): validação para os adolescentes portugueses. Psic., Saúde & Doenças, 20 (3), 556-568. https://doi.org/10.15309/19psd200301.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==