Prefácio pelo Sr. Ministro da Educação, Professor João Costa Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 6 aprendizagem de conteúdos seja acompanhada do fomento da empatia, da autoestima, da regulação de comportamentos e emoções, do fomento do respeito por si próprio e pelos outros. Quando se reflete sobre o futuro do trabalho, há um consenso entre académicos relativo à centralidade destas competências para um sucesso ao longo da vida e para a construção de uma cidadania positiva. A consciência deste estado de coisas está presente no currículo nacional, na integração no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória de competências, princípios e valores a desenvolver que abraçam este desafio. Os contributos das neurociências são essenciais para este debate. Da imensidão de estudos que suportam a relevância do fomento das competências socioemocionais, relevo a importância do trabalho do Professor António Damásio, que mostra o quanto os processos de decisão convocam a razão e a emoção. Um corolário desta evidência é a necessidade de trabalhar a razão, o conhecimento, o pensamento científico, a par de trabalhar as emoções para que haja boa e criteriosa tomada de decisão. A pandemia despertou a atenção dos sistemas educativos, a nível global, para a saúde mental e para o equilíbrio emocional. Em Portugal, há um caminho trilhado há vários anos, que se tem materializado no reforço de psicólogos e outros técnicos para as escolas, mas também nas iniciativas que as escolas desenvolvem com grande empenho e sucesso, que envolvem programas como o Desporto Escolar, onde tantos encontram a sua primeira experiência de sucesso, o Plano Nacional das Artes, que fomenta a calma e o deslumbramento com o que é belo, o Escola sem Bullying|Escola sem Violência, centrado na promoção do respeito por todos, o Programa Ubuntu, que visa fomentar competências de liderança construtiva. Sobretudo, sabemos que não há tecnologia que substitua a relação humana. Educar é sempre um ato relacional profundo e, por isso, queremos continuar este trabalho. Este livro colige um conjunto de estudos que nos ajuda a pensar a escola e a educação de uma forma sustentada cientificamente. Aponta caminhos não apenas centrados nos alunos, mas em toda a comunidade escolar, incluindo os professores e outros agentes, em linha com a promoção de uma escola promotora de um ambiente positivo. Que constitua um apoio ao trabalho das escolas e uma bússola para a ação política sobre a educação. João Costa
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