Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 59 Metodologia Tabela 1 (cont.) Competências Socioemocionais (SSES) 10 • Otimismo • Controlo emocional • Resiliência/resistência ao stresse • Confiança • Curiosidade • Sociabilidade • Persistência/Perseverança • Criatividade • Energia • Cooperação • Autocontrolo • Sentimento pertença à escola • Bullying • Relação com os professores • Ansiedade com os testes Crianças e Adolescentes 2º Ciclo 3º Ciclo Secundário 104 itens 0 = Discordo totalmente a 4 = Concordo totalmente E 0 = Nunca a quase nunca a 3 = Uma vez por semana ou mais (intervalos: Otimismo, Controlo emocional, Resiliência/Resistência, Confiança, Curiosidade, Sociabilidade, Persistência/Perseverança, Criatividade, Energia, Autocontrolo, Ansiedade com os testes 0 a 4; Cooperação, Sentimento de pertença à escola 0,5 a 4; Bullying, Relações com os professores 0 a 3) Depressão e Ansiedade (DASS-21) 11 • Depressão • Ansiedade • Stresse Adolescentes Docentes 3º Ciclo Secundário 21 itens 0 = Não se aplicou nada a mim a 3 = Aplicou-se a mim a maior parte do tempo (intervalos: Depressão 0 a 21; Ansiedade 0 a 21; Stresse 0 a 21; Total 0 a 63) 10 OECD (2021), Beyond Academic Learning: First Results from the Survey of Social and Emotional Skills, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/92a11084-en. 11 Lovibond, S.H., & Lovibond, P.F. (1995). Manual for the Depression, Anxiety, Stress Scales Australia. Disponível em: http://www2.psy.unsw.edu.au/dass/. Adaptação portuguesa: Pais-Ribeiro JL, Honrado A, Leal I. (2004). Contribuição para o estudo da adaptação portuguesa das escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS) de 21 itens de Lovibond e Lovibond. Psicol Saúde Doenças, 5(1), 229-39.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==