E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 58 Metodologia Tabela 1 (cont.) Saúde Psicológica e Bem-estar Medida Público-alvo Níveis de ensino Nº itens Min. e Máx. Capacidades e dificuldades (SDQ)7 • Sintomas emocionais • Problemas comportamento • Hiperatividade • Problemas relacionamento com os colegas • Comportamento prossocial Crianças (a preencher pelos docentes) Pré-escolar 1º Ciclo 20 itens (4 por subescala) 0 = Não é verdade a 2 = É muito verdade (intervalos: Sintomas emocionais 0 a 10; Problemas de comportamento 0 a 9; Hiperatividade 0 a 10; Problemas relacionamento com os colegas 0 a 9; Comportamento prossocial 0 a 10; Total 0 a 33) Satisfação com a vida (HBSC)8 Crianças e Adolescentes Docentes 2º Ciclo 3º Ciclo Secundário 1 item 0 = pior vida possível a 10 = melhor vida possível (intervalo 0 a 10) Bem-estar (WHO-5)9 Crianças e Adolescentes Docentes 2º Ciclo 3º Ciclo Secundário 5 itens 0 = Nunca a 5 = Todo o tempo (intervalo 0 a 25) Sintomas (HBSC) a) Tristeza b) Irritação ou mau humor c) Nervosismo d) Dificuldade em adormecer e) Uma tristeza tão grande que parece que não aguentas Crianças e Adolescentes Docentes 2º Ciclo 3º Ciclo Secundário 5 itens 0 = Raramente ou nunca a 4 = Quase todos os dias (intervalo 0 a 20) 7Goodman, R. (1997). The Strengths and Difficulties Questionnaire: A Research Note. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 38, 581-586. Adaptação para Portugal: Fleitlich, B., Fonseca, A., Gaspar, F., & Loureiro, M. J. (2004). Questionário do SDQ, versão traduzida e adaptada para a população portuguesa. Consultado em http://www.sdqinfo.com/d23.htlm. 8Cantril, H. (1965). The pattern of human concerns. New Brunswick, NJ: Rutgers University Press. 9World Health Organization. (1998). Wellbeing measures in primary health care/the DEPCARE project: report on a WHO meeting, Stockholm, Sweden 12-13 February 1998. In Wellbeing measures in primary health care/the DEPCARE project: report on a WHO meeting, Stockholm, Sweden 12-13 February 1998.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==