O estudo foi iniciado em dezembro de 2021 e teve na sua base uma seleção aleatória dos agrupamentos de escolas públicos, estratificados por NUTS III (Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos). Os agrupamentos de escolas selecionados, foram convidados via email e telefone a integrar o estudo. No total, foram incluídos 27 agrupamentos de escolas nos quais as turmas foram também sorteadas incluindo todos os níveis de ensino disponíveis no agrupamento de escolas. A aplicação dos instrumentos de recolha de dados foi facilitada pelos diretores, docentes e psicólogos escolares dos agrupamentos participantes, no período de 22 de fevereiro a 8 de março de 2022. O estudo respeitou as normas de Helsínquia para investigação com humanos. O desenho do estudo e o instrumento utilizados foram aprovados por um painel de especialistas do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB), da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), da Direção-Geral da Educação (DGE), do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). Os agrupamentos de escolas e os encarregados de educação dos participantes menores deram o seu consentimento, e a participação dos alunos e professores foi sempre anónima e voluntária. Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 55 Metodologia Procedimento
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