E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Prefácio pelo Sr. Ministro da Educação, Professor João Costa Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 5 Esta publicação cumpre um dos objetivos do Plano de Recuperação das Aprendizagens Escola+ 21|23, que elege o trabalho sobre bem-estar socioemocional como um dos seus eixos prioritários. Quando pensamos, observamos e pretendemos agir sobre a promoção do sucesso escolar, torna-se cada vez mais evidente que muitas crianças e jovens não conseguem aprender, não por terem um qualquer problema a nível cognitivo, mas sim por questões que se prendem com o seu equilíbrio emocional, com barreiras impostas por contextos sociais ou por, na circunstância de uma combinação de vários fatores, não conseguirem construir uma relação positiva consigo próprios e com a escola. Ignorar a relevância das competências socioemocionais em contexto educativo seria, assim, descartar uma das principais causas do insucesso escolar, não contribuindo para que a escola cumpra a sua missão. O Decreto-lei n.º 54/2018, que estabelece o regime jurídico para a educação inclusiva, propõe uma abordagem não padronizada à inclusão, na medida em que nos convoca para a identificação dos fatores que impedem o acesso ao currículo independentemente da existência de um diagnóstico clínico. É por esta via que passam a ser incluídos alunos que rejeitam a escola por não se sentirem bem, porque são vítimas de bullying, porque vivem contextos familiares complexos, por não terem famílias que promovam o respeito pela escola e por quem lá trabalha. Neste contexto, a identificação de características socioemocionais específicas torna-se central. Paralelamente a estas preocupações com a inclusão, desenvolveu-se também uma consciência mais clara, tanto nos debates nacionais sobre educação quanto a nível internacional, de que as competências socioemocionais integram o conjunto de capacidades a desenvolver em contexto escolar. Num contexto de crescente isolamento dos jovens, por vezes por relações tóxicas ou de dependência face à tecnologia, num momento em que a manipulação cresce através da promoção dos populismos, radicalizações com consequentes impactos no fomento de novos discursos de ódio, numa alteração profunda da relação com a informação e conhecimento fruto da revolução tecnológica, importa, talvez como nunca, que a

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