Posfácio pelas Academias do Conhecimento da Fundação CalousteGulbenkian Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 380 A aprendizagem social e emocional é uma parte essencial do desenvolvimento humano. Conhecer os seus desafios e desenvolver esta aprendizagem são processos para os quais a parceria entre a escola, as famílias e a comunidade muito importa. Em 2018 a Fundação Calouste Gulbenkian decidiu lançar a iniciativa Academias Gulbenkian do Conhecimento - soluções baseadas em evidência para preparar crianças e jovens para o futuro – na expetativa de atingir três resultados: • Desenvolver competências sociais e emocionais em crianças e jovens; • Identificar, experimentar e disseminar modelos inspiradores para desenvolver competências e talentos; • Validar instrumentos de aferição de competências sociais e emocionais para aumentar o conhecimento útil na educação das futuras gerações. Cinco anos depois podemos afirmar que cumprimos estes objetivos, através de uma rede de 100 projetos, com a participação de centenas de educadores, professores, psicólogos, investigadores e de tantos profissionais e voluntários que se dedicam ao desenvolvimento das crianças e jovens. Mais de 54.000 crianças e jovens de todo o país já participaram nesta iniciativa, que se constituiu como uma das maiores redes europeias de inovação educativa, composta por 500 organizações (de entre escolas, universidades, associações, autarquias). A aplicação e validação de instrumentos de aferição permitiu identificar, experimentar e disseminar modelos de forma sustentável, e contribuir para a produção de novo conhecimento que é agora parte integrante do estudo de Saúde Psicológica e Bem-estar nas escolas. Estas novas ferramentas permitem obter mais conhecimento sobre o estado socioemocional dos alunos nas escolas e, como tal, sobre as suas capacidades para lidarem com a incerteza, a mudança e a complexidade.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==