São estes os pilares que mais influenciam a satisfação dos alunos com a Vida e a tornam mais próspera e abundante. Uma vida construída a partir de relações com os outros, que se querem também elas saudáveis, nutritivas, de qualidade, disponíveis, apoiantes e seguras. As competências socioemocionais, dos alunos e das escolas, têm sido cada vez mais reconhecidas como essenciais ao desenvolvimento, a uma maior adaptabilidade, a mais suporte social, a mais justiça e equidade, a práticas disciplinares mais positivas e mais promotoras de culturas de paz. Das recomendações reforçadas ao longo dos diferentes estudos que integram este e-book, as quais carecem de ser visitadas e revisitadas, implementadas e ajustadas até que façam sentido à especificidade de cada contexto e comunidade, restam poucas a descoberto, mas ainda tanto a fazer para a transformação necessária ao presente e ao futuro das gerações. Deixo para reflexão apenas dois desafios: 1) a importância de políticas públicas que invistam numa governança educativa mais participativa, assente em modelos de gestão, liderança e tomada de decisão, com vista à humanização das relações, à saúde (física e psicológica) e ao bem-estar de todos; 2) o reconhecimento e a participação da Psicologia na identificação das necessidades específicas de cada escola e comunidade, e no desenho e implementação de políticas educativas abrangentes e sustentáveis, assentes em programas efetivos de intervenção, numa abordagem multidisciplinar e integrada, para a promoção de uma cultura de cuidado e de bem-estar para todos e todas, nas escolas e nas comunidades. O esforço é coletivo, começando em cada um de nós, e passando pelas escolas, famílias, profissionais de educação e de saúde, e pelas autoridades governamentais, numa perspetiva visionária de florescimento e de prosperidade. Resta uma palavra de agradecimento. A todas e a todos, alunos, profissionais, líderes, comunidades, pessoas da ciência e decisores políticos que intervieram, intervêm e intervirão neste processo, ousando na imperfeição como forma de aumentar o sucesso de todos e para todos. Sofia Ramalho Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 379 Posfácio pela Sra. Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Dra. Sofia Ramalho
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