Pelo mesmo motivo, não poderia este plano assentar apenas na aprendizagem– mas antes em todas as dimensões do aluno enquanto Pessoa e centro da ação de todos os educadores, e nos seus contextos de vida: a vida em família, os amigos e os pares, a comunidade em que a criança vive e a escola. São estes os que mais influenciam o desenvolvimento social e emocional de crianças e jovens, criando as condições de saúde e de bem-estar, determinantes à aprendizagem e à adoção de comportamentos positivos e prossociais – em prol do outro e da sociedade, do gesto à causa social e à defesa dos direitos humanos, com empatia, compaixão e sentido de justiça; e em prol do bem-estar que gera em si próprio sempre que se orienta para o outro… Por tudo isso, só poderíamos chamar-lhe de um plano de apoio ao desenvolvimento, das aprendizagens, mas também do desenvolvimento socioemocional e do bem-estar, de todos, alunos e comunidades. Havia agora que montar um Observatório da Saúde Psicológica e do Bem-Estar, cientificamente coordenado pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, e realizado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Direção-Geral da Educação, e Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, em parceria com a Equipa Aventura Social/ ISAMB, Universidade de Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian, e a Ordem dos Psicólogos Portugueses. Os indicadores recolhidos colocam em cima da mesa os pilares básicos para a construção de comunidades resilientes: • educadores e contextos de vida e o seu papel enquanto modelo fundamental ao comportamento prossocial das crianças e jovens; • a disponibilidade e a qualidade dos recursos humanos e materiais, e de serviços de apoio e de cuidados psicológicos, e respetiva acessibilidade, por parte de alunos, professores e outros profissionais; • a cultura organizacional das escolas, e a escolha em priorizar a saúde, bem-estar, e um clima positivo e de pertença para todos, do aluno ao professor, às famílias, aos técnicos e às lideranças; • as políticas, educativas e não só, funcionando em cooperação e de forma integrada, intra e intersectorialmente; • a promoção de uma cultura de vida saudável, generalizável aos diferentes contextos. Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 378 Posfácio pela Sra. Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Dra. Sofia Ramalho
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