Posfácio pelo Sr. Diretor-Geral da DGE, Dr. Pedro Cunha Tratam-se de conhecimentos e de competências transferíveis para várias dimensões da vida dos alunos, para as suas relações com as famílias e os pares, para as suas carreiras profissionais. A partir da aprovação do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, os nossos professores e os nossos psicólogos fizeram um esforço notório para o desenvolvimento equilibrado dos seus alunos, integrando cada vez melhor as dimensões académicas com as dimensões sociais e emocionais. Esse esforço deve ser apoiado, monitorizado e documentado, gerando evidências que permitam avaliar os resultados das múltiplas intervenções já no terreno, procurando compreender quais são as variáveis processuais e contextuais que melhor explicam esses resultados. O estudo que agora se publica, e sobretudo a criação de um observatório da saúde mental e do bemestar nas escolas, são contributos inestimáveis para a qualificação do sistema e para o sucesso de quem ensina e de quem aprende. No final de contas, “os nossos alunos não se interessarão muito pelo que nós sabemos, até saberem quanto nos interessamos por eles”. Pedro Cunha Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 376
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