Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 374 Recomendações Num terceiro nível, nos casos em que a saúde psicológica dos professores está comprometida e/ou em que existem situações mais específicas, relacionadas com outras fontes de stresse no contexto do trabalho (por exemplo, mobbing ou burnout) ou no contexto pessoal (por exemplo, uma doença crónica), deve ser dada atenção e orientação para intervenção especializada. Este modelo de atuação contemplará ainda a eventual necessidade de intervenção psicossocial em situações de crise, emergência ou catástrofe, mediante a ocorrência, de forma inesperada, de fontes de stresse específicas. Não sendo possível, em nenhuma circunstância, prevenir todas as fontes de stresse, a implementação de um modelo deste tipo pode contribuir para que os professores possam estar mais preparados para lidar com os desafios inerentes à profissão e, mediante a ocorrência de novas fontes de stresse, possam mobilizar os seus recursos pessoais para, em interação com as exigências do trabalho, facilitar a adaptação, com impacto positivo na sua saúde mental, no seu bem-estar e na sua qualidade de vida. Um trabalho participado, em rede e em parcerias, com colaborações inter-escolas, intervisão e troca de boas práticas atuando sobre todos os níveis de ensino pré-universitário (e faria todo o sentido uma extensão ao ensino superior), tanto no que diz respeito à educação formal, como não-formal, e incluindo todos os habitantes do ecossistema escolar: alunos, famílias e comunidade. Na escola, tanto os profissionais docentes como os não docentes, lucrariam com um aumento da sua literacia em saúde psicológica, bem-estar e autocuidado, embora não se substituindo aos profissionais de saúde mental. Esta é uma mensagem robusta para famílias, educadores e professores e ainda para as políticas públicas nos campos da saúde e da educação, especialmente importante neste contexto do Plano de recuperação das Aprendizagens Escola 2123+, nesta altura em que toda a comunidade está apostada na recuperação das aprendizagens num contexto de saúde psicológica dos alunos (e professores).
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