Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 373 Recomendações • Promover maior autonomia e flexibilidade dos professores na organização e estruturação dos conteúdos académicos, assim como, da sala de aula; • Disponibilizar espaços nas escolas destinados a atividades promotoras do autocuidado dos professores; • Promover atividades de grupo entre os professores, diretores e outros técnicos e profissionais de educação, que promovam a coesão e a promoção das relações interpessoais entre os mesmos; • Promover a comunicação das boas práticas, relativamente a projetos e trabalhos desenvolvidos nas escolas, entre escolas e professores; • Disponibilizar horas nos horários dos professores, destinadas a atividades de formação ou atividades promotoras do bem-estar e da saúde mental dos mesmos; • Promover de modo continuado e reconhecido formações na área da promoção da saúde mental e autocuidado dos professores; • Incluir a formação na área da promoção da saúde mental e do autocuidado dos professores, bem como a sua capacidade de liderança e de empreendedorismo, na sua formação inicial e no perfil das novas direções. A avaliação sistemática dos fatores relacionados com a adaptação às fontes de stresse no trabalho, a par da avaliação sistemática dessas fontes de stresse, enquanto fatores de risco psicossocial, deve ser o primeiro foco do trabalho específico a realizar entre docentes, permitindo a implementação de um modelo de atuação, que contemple diferentes níveis de necessidades, individuais e organizacionais, com vista à promoção global da saúde mental, do bem-estar e da qualidade de vida dos docentes no seu local de trabalho. Neste âmbito, num primeiro nível, o foco pode ser colocado na prevenção das fontes de stresse, pela modificação do ambiente escolar (por exemplo, através de oportunidades de formação ou outras mudanças participadas) e pela implementação, pelas organizações escolares, de programas e de estratégias de promoção da autorregulação, resiliência, bem-estar, qualidade de vida e conciliação trabalho-família. Num segundo nível, a promoção de estratégias favoráveis para lidar com as fontes de stresse facilitando a adaptação às fontes de stresse existentes.
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