Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 372 Recomendações A identificação de um perfil de risco, permite desenvolver estratégias que vão ao encontro das necessidades, cada vez mais evidentes, dos professores. Desenvolver estratégias que permitam aos professores lidar com as diversas exigências da profissão, promover o autocuidado e o bem-estar dos mesmos, assim como de toda a comunidade escolar, envolvê-los em decisões políticas e estruturais da escola, assim como aos alunos e pais, promover formações na área da saúde psicológica e do bem-estar, promover iniciativas que desenvolvam as competências socioemocionais de toda a comunidade educativa, são ações urgentes para que os professores desenvolvam estratégias eficazes para lidar com as exigências e os novos desafios trazidos para a escola. Os professores são referidos como população de risco para o desenvolvimento de problemáticas que afetam a sua saúde psicológica e consequentemente, a qualidade da sua relação com a comunidade educativa e com os alunos, influenciando a sua interação com os alunos, o seu trabalho e a sua motivação. Uma formação dinâmica e inovadora de professores e psicólogos, foi já elaborada e creditada, e irá iniciar-se a breve trecho incluindo fatores identificados neste estudo: o aumento da literacia em saúde psicológica, o autocuidado, a liderança e o empreendedorismo na escola e nos seus dirigentes, a valorização do ambiente escolar, a intervenção na “escola toda”, a visão da escola como um ecossistema de saúde e de bem-estar. Nesta visão inclui-se a necessidade de: • Promover a participação ativa dos jovens, pais e professores nos trabalhos e projetos desenvolvidos nas escolas; • Promover a participação ativa dos professores na resolução de problemas e procura de soluções para as situações existentes em contexto escolar; No que diz respeito aos docentes
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