Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 370 Recomendações Propõe-se ouvir alunos sobre o panorama da sua saúde psicológica e bem-estar, seus sonhos, seus receios, suas sugestões e expectativas, com enfoque nos resultados do relatório técnico-científico do estudo (Matos et al., 2022). Propõe-se uma continuidade no levantamento e divulgação de ações e/ou programas de incentivo da sua saúde psicológica e bem-estar, num trabalho participado entre alunos-escola-comunidadefamílias. A identificação dos fatores de vulnerabilidade e dos sintomas psicopatológicos permite deixar uma importante mensagem para pais e professores e, em particular, dirigida às políticas públicas na área da educação e saúde, acerca da necessidade de promoção do bem-estar psicológico dos jovens. Especial foco na promoção da saúde psicológica e bem-estar do género feminino, que apresenta maiores vulnerabilidades que incluem menos competências socioemocionais, menos qualidade de vida percebida e menos satisfação com a vida. A escola é um local privilegiado para este objetivo global de desenvolvimento positivo das crianças e dos adolescentes. Intervenções de promoção de competências socioemocionais com base na escola, para além de desenvolver estratégias para lidar com problemas, dão uma visão mais positiva da saúde e aumentam o bem-estar dos mais novos. As abordagens baseadas na escola parecem ser mais eficazes quando incluem toda a escola, utilizam um modelo de promoção de competências sociais, incluem a educação de pares, promovem a participação e iniciativa dos estudantes, utilizam metodologias interativas e participadas, e se tornam parte da cultura da escola. A intervenção deve ter uma abordagem ecológica tendo em conta os diferentes contextos e relações significativas dos adolescentes, nomeadamente os contextos escolar, familiar e comunitário, e as relações dos adolescentes com os professores, pais e outros atores.
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