Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 369 Recomendações A idade das crianças e adolescentes aparece como um período crítico para o cumprimento de pelo menos duas das três recomendações de atividade física, sono ou tempo de ecrã, pelo que se torna fundamental que sejam dirigidas iniciativas de promoção da saúde a estas faixas etárias, providenciando apoio e condições para que possam ter um estilo de vida saudável. Os pais e professores poderão constituir-se como exemplos e modelos a seguir pelas crianças e adolescentes, praticando regularmente atividade física, limitando o tempo de ecrã e dormindo tempo suficiente, incentivando e proporcionando o suporte necessário para que as crianças e os adolescentes cumpram as recomendações de atividade física, tempo de ecrã e sono, promovendo um estilo de vida saudável e uma boa saúde mental. Considera-se importante tomar atitudes mais incisivas nas realidades que mais contactam com os adolescentes – i.e., escola, comunidade, família, com foco nas questões de género e de idade. Propõe-se a promoção da saúde psicológica e do bem-estar das crianças e dos adolescentes das escolas portuguesas, com especial foco no género feminino. Propõe-se a inclusão do desenvolvimento das competências socioemocionais (SSES) no currículo escolar, adaptado às diferentes necessidades de idade e com reforço ao longo do percurso académico, na medida em que estas tendem a diminuir com o aumento da idade (especial atenção para o 8.º ano de escolaridade). Propõe-se a inclusão das famílias nesta equação, e que este trabalho seja continuado no ensino póssecundário, na medida em que o 12.º ano se apresenta com um panorama geral menos positivo do que os anos de escolaridade anteriores. No que diz respeito aos alunos mais velhos (2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário)
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