E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 368 Recomendações Estes resultados corroboram a necessidade de implementação de medidas dirigidas aos fatores modificáveis, de forma a contribuir para a promoção das competências socioemocionais das crianças, e evidenciam a necessidade de desenvolvimento de programas de continuidade, em contexto escolar, dirigidos à sua promoção e à prevenção dos problemas de internalização e externalização. A promoção do sucesso académico deve considerar a existência de fatores que, ainda que de natureza sociodemográfica e individual, podem apresentar um impacto no desempenho académico. Neste contexto, para além da promoção da saúde mental dos alunos, a promoção de condições de vida equitativas e o combate à pobreza e ao abandono escolar podem representar um contributo importante. Os programas de promoção da saúde e, de forma mais específica, os programas de promoção da saúde mental, deverão incluir um foco na gestão dos sintomas de internalização e externalização, através da melhoria e promoção de competências de autorregulação dos alunos e de valorização do convívio pacífico e da diversidade. No que diz respeito às crianças/aos alunos mais novos (educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico)

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