Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 366 Conclusões dos estudos aprofundados A análise do efeito mediador do ambiente escolar sobre a relação entre o apoio por parte da direção da escola e o bem-estar psicológico dos professores, evidenciou que o apoio da direção da escola foi um preditor significativo do ambiente escolar e que o apoio da direção da escola e o ambiente escolar foram preditores significativos do bem-estar percebido pelos docentes. Após o controlo do ambiente escolar, o apoio da direção da escola deixou de ser um preditor significativo do bem-estar psicológico. Assim, no presente estudo, o apoio da direção da escola mostrou exercer um efeito sobre o ambiente escolar e o ambiente escolar evidenciou um efeito positivo sobre o bem-estar psicológico. Quando controlado o efeito do ambiente escolar, o apoio da direção da escola mostrou exercer um efeito positivo indireto sobre o bem-estar psicológico dos professores através do ambiente escolar, indicando que o apoio por parte da direção da escola tem um efeito indireto sobre o bem-estar psicológico dos professores, através do ambiente escolar. Estes resultados evidenciam que o bem-estar psicológico e a saúde mental dos professores, que deve ser uma prioridade, está relacionado com o ambiente escolar, assim, a comunicação e o apoio por parte de colegas e da estrutura da organização assumem a maior importância e devem ser tidos em consideração na promoção da saúde mental dos docentes.
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