E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 365 Conclusões dos estudos aprofundados Os resultados obtidos da análise das variáveis associadas ao bem-estar e à perceção de satisfação com a vida, entre os professores portugueses revelam que, de uma maneira geral, quando se analisam as variáveis associadas ao bem-estar, encontra-se uma relação entre elas. Por outro lado, quando se analisam as variáveis sociodemográficas identifica-se um perfil de risco: além das variáveis associadas ao bem-estar, ter mais idade e ter mais anos de serviço (que muito provavelmente são colineares), também surgem como um risco para sentimentos de mal-estar psicológico. Este perfil agrava-se quando se analisa o género, revelando que, o risco de mal-estar parece maior para o género feminino, com mais idade, com mais anos de serviço. Situação tanto mais preocupante quando a percentagens de mulheres no estudo excede 80%. A análise das variáveis individuais e contextuais associadas à perceção de alterações na vida diária devido à pandemia de Covid-19 em professores das escolas portuguesas, através das comparações entre grupos, em função da perceção de alterações na vida diária devido à pandemia de Covid-19, demostrou que os professores com uma perceção de maior impacto da pandemia de Covid-19 na sua vida relataram níveis mais baixos de satisfação com a vida e bem-estar, níveis mais elevados de sintomas psicológicos e psicopatológicos e uma perceção de menor apoio nas diferentes vertentes do contexto escolar, a nível da direção, dos colegas e da promoção de programas de competências. A discriminação entre os três grupos evidenciou ainda que os professores com uma perceção de maior impacto da pandemia de Covid-19 se caraterizaram por níveis mais elevados de sintomatologia depressiva e que os professores com uma perceção de menor impacto da pandemia de Covid-19 se caraterizaram por maior bem-estar e satisfação com a vida. No que diz respeito aos docentes

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