Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 361 Conclusões dos estudos aprofundados No âmbito das competências socioemocionais nos alunos dos 2.º e 3ª ciclos do ensino básico e do ensino secundário, piores resultados diferenciaram os alunos com perceção de agravamento da sua vida. No 2.º ciclo do ensino básico, caraterizaram-se por níveis mais elevados de bullying e, no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, caraterizaram-se por níveis mais elevados de sintomas de depressão e sintomas psicológicos. Os alunos com perceção de melhoria de vida após a pandemia, independentemente do ciclo/nível de ensino, caraterizaram-se por níveis mais elevados de satisfação com a vida. As competências socioemocionais distinguiram os alunos com perceção de melhoria da sua vida: os alunos do 2.º ciclo do ensino básico, reportaram maior otimismo e persistência/perseverança; os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário, para além do otimismo, reportaram maior confiança, controlo emocional, sociabilidade, criatividade e sentimento de pertença à escola. A perceção de competência, a autoconfiança e a capacidade de manter e estabelecer relações saudáveis apresentam-se como variáveis com uma ligação forte com tópicos especialmente importantes em contexto escolar, tais como a perceção de segurança (menos bullying), maior perceção de pertença à escola, melhor relação com os professores, menor ansiedade face às avaliações, que por sua vez têm impacto na satisfação com a vida e no bem-estar dos adolescentes. Um ecossistema escolar pautado por um clima escolar saudável, seguro, colaborativo (escolaadolescentes-famílias-comunidade) e participativo, pode apoiar este processo. Um maior bem-estar socioemocional parece determinar uma maior satisfação com a vida. A autoestima prejudicada do género feminino, parece concordar com os maiores níveis de ansiedade escolar e sintomas de depressão, ansiedade e stresse, e a maior capacidade de comportamento prossocial justifica uma melhor relação com os professores. Em contraste, o género masculino, com uma maior capacidade de autogestão e motivação, destaca-se pela positiva na maioria das demais competências socioemocionais. No geral, o género masculino apresenta-se associado a maior SSES | otimismo, controlo emocional, resiliência/resistência, confiança, sociabilidade, criatividade, energia, e sentimento de pertença à escola; e as raparigas a um nível mais elevado de cooperação e melhor relação com os professores. Negativamente, o género masculino associa-se a maior índice de bullying, e o feminino, a maior ansiedade com os testes.
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