Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 360 Conclusões dos estudos aprofundados Tomando por base o cumprimento das recomendações para 24 horas do movimento de atividade física, sono e tempo de ecrã, e sua associação a ter sintomas de depressão, ansiedade e stresse, demostra-se que é fundamental cumprir as recomendações do movimento para melhoria da saúde psicológica nas crianças e adolescentes. Destaca-se o cumprimento de pelo menos duas das três recomendações de atividade física, sono ou tempo de ecrã, estar positivamente relacionado com menos sintomas psicológicos. O sono assume um papel de destaque nesta relação. A idade das crianças e adolescentes aparece como marco de um período crítico para o cumprimento de pelo menos duas das três recomendações de atividade física, sono ou tempo de ecrã. A análise das variáveis individuais e contextuais associadas à perceção de alterações na vida diária devido à pandemia de Covid-19 em alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário evidenciaram um padrão geral, independentemente do nível de ensino: os jovens que percecionaram um agravamento da sua vida com a pandemia ,relataram menos satisfação com a vida e menos bem-estar. Um padrão semelhante e também independente do nível de ensino foi obtido, com os jovens que referem um agravamento da sua vida com a pandemia e que relatam níveis mais elevados de sintomas psicológicos, bullying e ansiedade em situações de avaliação. Independentemente do nível de ensino, os jovens que referem uma perceção de agravamento da sua vida pela pandemia relataram despender um maior número de horas nos ecrãs. No caso da prática de atividade física e horas de sono (apenas nos alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário), da perceção de melhoria da sua vida depois da pandemia, estes jovens relatam um maior número de horas de sono e maior prática de atividade física durante a semana. No que diz respeito aos alunos mais velhos (2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário)
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==