Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 359 Conclusões dos estudos aprofundados Na sequência do estudo da DGEEC “Saúde Psicológica e bem-estar nas escolas Portuguesas” foram realizadas algumas análises mais aprofundadas, apresentadas na publicação, e de onde se salienta: Os resultados obtidos mostraram que o género (feminino) está associado a uma maior frequência de comportamento prossocial, pelo menos no caso da avaliação pelos professores. Fica clara a relação positiva do comportamento prossocial com baixos níveis de problemas de comportamento e de problemas de relacionamento com os pares, e ainda a importância para o comportamento prossocial dos processos cognitivos básicos, tais como a capacidade de atenção e de concentração. Evidencia-se uma pior situação com a idade, e nesta circunstância específica pós-pandémica, um pico no 2.º ano de escolaridade (alunos que eventualmente terão iniciado o seu percurso escolar no ano do início da pandemia). O desempenho académico na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, aparece associado a fatores sociodemográficos relativos ao género e à idade, escolaridade dos pais/cuidadores (escolaridade da mãe) e a medidas de ação social (não adesão), e ainda a fatores psicológicos (nomeadamente a existência de problemas relacionados com a hiperatividade e o comportamento prossocial). No que diz respeito às crianças/aos alunos mais novos (educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico)
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