E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 357 Conclusões globais Quando se sentemmelhor, a escola parece-lhes melhor? Ou quando a escola é melhor, sentem-se melhor? É impossível responder as estas questões através de um estudo com um desenho transversal que não permite estabelecer uma relação de causalidade a não ser por critérios de lógica temporal ou baseados em modelos teóricos explicativos reconhecidos. Um estudo com este desenho metodológico apenas permite compreender a existência de relações entre variáveis. Os docentes com uma maior satisfação com a vida relatam uma maior qualidade de vida e, em ambos os casos, fazem menos referência a sintomas de mal-estar psicológico, apresentam menores níveis de stresse, depressão e ansiedade e menor impacto (negativo) da pandemia, avaliando de forma mais positiva a direção da escola, o ambiente e os recursos escolares. Os docentes que fizeram referência a mais sintomas de mal-estar psicológico relataram maiores níveis de stresse, ansiedade e depressão e, também em ambos os casos, avaliaram a direção, o ambiente e os recursos da escola de forma mais negativa e relataram uma perceção de maior impacto (negativo) da pandemia. Por fim, os docentes que relataram um menor impacto (negativo) da pandemia avaliaram a direção, a escola e os recursos escolares de forma mais positiva. Globalmente um bom ambiente na escola, promotor de desenvolvimento socioemocional, e a perceção de uma gestão amigável por parte da direção da escola, parecem estar associados a maior perceção de qualidade de vida e de satisfação com a vida, menor frequência de sintomas de sofrimento psicológico e com impactos menos negativos da pandemia Covid-19 nas respetivas vidas. Do ponto de vista da promoção da saúde psicológica dos docentes, é também importante que se identifiquem os fatores modificáveis, sobre os quais se pode atuar. Neste caso, os fatores contextuais (um bom ambiente na escola, promotor de desenvolvimento socioemocional e a perceção de uma gestão amigável por parte da direção da escola) parecem ser suscetíveis de serem modificáveis, com benefício para a saúde psicológica e bem-estar dos docentes de acordo com estes resultados.

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