Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 355 Conclusões globais Há regiões de Portugal onde se concentram possibilidades de bem-estar psicológico e desenvolvimento profissional? A resposta a esta questão fica condicionada pelo facto de inúmeros agrupamentos se terem mostrado indisponíveis. Por este motivo, em algumas situações, embora seguindo os requisitos metodológicos que não colocassem em causa as caraterísticas pré-definidas na construção da amostra, a equipa de avaliação teve de ir sorteando outros agrupamentos de escolas. Os resultados são por isso potencialmente enviesados pelo fator “tipo de agrupamento que aceita participar num estudo desta natureza”, viés este de natureza não estudada. Considerando as NUTS II 25, a Área Metropolitana de Lisboa (com exceção do nível de stresse) e a zona Norte parecem privilegiadas em relação aos indicadores de saúde psicológica dos professores, enquanto a região Alentejo aparece globalmente com uma situação menos favorável. O Algarve e o Norte foram as regiões com melhores indicadores de um bom ambiente na escola, enquanto o Alentejo apresenta globalmente uma situação menos favorável. Especificamente, as variáveis da direção da escola e do ambiente escolar apresentam diferenças significativas entre as regiões Norte e Algarve (que apresentam uma situação mais favorável) e as restantes regiões, distanciando-se o Alentejo pela sua situação menos favorável. Existem também diferenças significativas entre as regiões NUTS II na perceção da satisfação com a vida e no relato da existência de ações de promoção de competências socioemocionais na escola, mantendo-se o padrão de uma situação mais favorável no Norte e menos favorável no Alentejo. 25 Não se incluíram as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores
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