E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 354 Conclusões globais Que fatores ajudam a explicar estes resultados? Os docentes participantes neste estudo integraram uma amostra de conveniência, uma vez que inicialmente o estudo focava apenas os alunos. Nos agrupamentos selecionados, foi disponibilizado um questionário aos professores que manifestaram interesse em participar no estudo, pelo que os resultados obtidos devem ser analisados com esta ressalva. A idade, o tempo de serviço e o género: Os docentes com mais idade e mais tempo de serviço relatam menor qualidade de vida, mais sintomas de depressão e ansiedade, menor perceção de apoio por parte da direção do agrupamento e um ambiente escolar menos favorável. Em relação ao género, os resultados devem ser interpretados com prudência, porque existe um número muito pequeno de docentes do género masculino comparativamente ao género feminino. Os docentes do género masculino relataram melhor perceção de bem-estar e qualidade de vida, enquanto que os docentes do género feminino revelaram mais frequentemente sinais de mal-estar psicológico, reportando sintomas como tristeza, irritação, dificuldades em adormecer, stresse, depressão e ansiedade. O clima e ambiente escolar também são percebidos de modo mais favorável pelo género masculino, bem como a promoção de competências socioemocionais na sua escola.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==