Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 353 Conclusões globais No total, 45,6% dos docentes refere a existência de aulas separadas ou atividades escolares dedicadas especificamente ao desenvolvimento de competências socioemocionais e 38,4% refere a existência de aulas especiais orientadas especificamente para o desenvolvimento de competências socioemocionais. Como consideram os docentes ter sido o impacto da pandemia por Covid-19? Relativamente à Covid-19, verifica-se que mais de metade dos docentes refere que a sua vida ficou pior ou muito pior com os amigos (70,1%) e na escola (68,6%). Na vida em família cerca de metade (52,6%) refere que ficou na mesma. Um pouco menos de metade (47,6%) refere que a vida consigo mesmo ficou na mesma, e um pouco menos de metade (46%) refere que ficou pior com a pandemia. Na descrição das respostas dos docentes em relação à perceção do seu bem-estar e saúde psicológica salienta-se que, quando se relata “mais de metade” ou “umpouco mais de metade” dos docentes, referindo assim uma situação aceitável ou mesmo favorável, tal significa também que “menos de metade”, ou “umpouco menos de metade” dos docentes apresenta sinais de sofrimento psicológico a exigir atenção. Veremos em seguida alguns fatores que poderão facilitar ou dificultar.
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