E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 349 Conclusões globais Considerando as NUTS III As crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico Os professores e educadores avaliaram as crianças da educação pré-escolar e os alunos do 1.º ciclo do ensino básico das regiões do Douro e Tâmega e Sousa como apresentando mais sintomas emocionais, mais problemas de comportamento e mais problemas de relacionamento com os colegas (a par das Terras de Trás-os-Montes). As regiões do Cávado e Douro destacam-se com índices mais elevados de hiperatividade, contrastando com o Alto Alentejo e região de Leiria. No total da escala distinguem-se as regiões Douro, Tâmega e Sousa e Terras de Trás-os-Montes, com valores menos favoráveis. Os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário Curiosamente, como veremos à frente na análise dos resultados obtidos pelos docentes, na região Norte, tão beneficiada na análise por NUTS II, existem zonas que se evidenciam como focos problemáticos nesta análise mais micro e, do mesmo modo, no Alentejo, que aparece penalizado na análise por NUTS II, emergem agora focos com situações muito favoráveis (por exemplo o Baixo Alentejo). O facto de diversos agrupamentos de escolas se terem mostrado indisponíveis para integrar o estudo, prejudica esta análise, não só no erro amostral, como no potencial viés relativo ao fator “agrupamentos que aceitam participar em estudos deste tipo”.

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