Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 348 Conclusões globais Os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário No estudo de diferenças estatisticamente significativas, destaca-se a região do Algarve com menor perceção de bem-estar, estudada através da escala HBSC WHO-5 e, inversamente, a região Norte como mais favorecida. No estudo da escala de competências socioemocionais/ SSES, são observadas diferenças estatisticamente significativas nas subescalas otimismo, controlo/regulação emocional, resiliência/resistência, confiança, sociabilidade, criatividade, energia, cooperação, sentimento de pertença à escola, relações com os professores e ansiedade face aos testes. Salienta-se, na maioria dos indicadores, a região do Algarve com uma situação mais desvantajosa, com índices mais baixos de resiliência/resistência, confiança, sociabilidade, energia, sentimento de pertença à escola, e relações com os professores. Destaca-se pela positiva a região Norte, com uma situação em geral mais favorável, com especial menção a melhores relações com os professores. A ansiedade face aos testes revela-se maior no Algarve e na região Norte. No estudo das diferenças estatisticamente significativas em relação ao impacto da pandemia por Covid-19 por NUTS II, a região do Algarve é a que apresenta uma perceção menos positiva do impacto, contrastando com as regiões do Alentejo e Norte. Nos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do secundário, são verificadas diferenças nas dimensões stresse, depressão e total, sobressaindo a região do Alentejo pela positiva, em oposição ao Algarve.
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