E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 347 Conclusões globais De referir que este valor mais elevado na competência, confiança e conexão, contrasta com outras competências socioemocionais onde o género feminino se destacou, como se referiu anteriormente, como a curiosidade, a cooperação, o sentimento de pertença à escola e as relações com os professores. Estes resultados remetem de algum modo para uma relação mais positiva, para o género feminino, com a escola e com as aprendizagens académicas. Há regiões de Portugal onde se concentram possibilidades de bem-estar psicológico e desenvolvimento de competências socioemocionais? A resposta a esta questão fica condicionada pelo facto de inúmeros agrupamentos de escolas se terem mostrado indisponíveis. Por este motivo, em algumas situações, embora seguindo sempre os requisitos metodológicos que não colocassem em causa as caraterísticas pré-definidas na construção da amostra, a equipa de avaliação teve de ir sorteando outros agrupamentos de escolas. Os resultados são, por esse motivo, potencialmente enviesados pelo fator “tipo de agrupamento que aceita participar num estudo desta natureza”, viés este de natureza não estudada. Considerando as NUTS II24 As crianças da educação pré-escolar e os alunos do 1.º ciclo do ensino básico De acordo com os professores e educadores, as crianças da educação pré-escolar e os alunos do 1º ciclo do ensino básico da região do Algarve apresentam menos sintomas emocionais e os alunos da região Norte apresentam mais comportamentos prossociais. 24 Não incluiu as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores

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