E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 346 Conclusões globais É evidente uma melhor perceção de bem-estar, satisfação com a vida e menor relato de sintomas de mal-estar psicológico por parte do género masculino. São observadas diferenças estatisticamente significativas em todas as dimensões das competências socioemocionais, destacando-se pela positiva no género masculino o otimismo, controlo emocional, resiliência/resistência, confiança, sociabilidade, persistência/perseverança, criatividade, energia, autocontrolo e ansiedade face aos testes. No entanto, o género masculino é também quem reporta maior envolvimento em bullying. Por outro lado, o género feminino sobressai na curiosidade, cooperação, sentimento de pertença à escola e relações com os professores. No que diz respeito à perceção do impacto da pandemia por Covid-19 por género, distinguem-se os alunos do género masculino com uma perceção menos negativa. No que respeita aos estilos de vida, salienta-se que a prática de atividade física e as horas de sono diminuem do 5.º ao 12.º ano e que, pelo contrário, o número de horas passado em frente ao ecrã aumenta. Relativamente à avaliação da depressão, ansiedade e stresse (DASS-21) e da competência, confiança e conexão do desenvolvimento positivo (PYD), esta inclui apenas o 3.º ciclo do ensino básico e o secundário. Nas dimensões stresse, depressão e total, evidencia-se o 12.º ano com índices mais elevados de mal-estar e, por outro lado, numa perspetiva mais positiva,o 7.º ano. Este padrão de variação negativa com a idade/escolaridade é mantido nas dimensões do desenvolvimento positivo, da competência, da confiança e da conexão. São observadas diferenças estatisticamente significativas entre géneros nas dimensões stresse, depressão e nota total, bem como no desenvolvimento positivo, nas dimensões confiança e conexão. O género feminino obteve valores mais elevados (menos favoráveis) para as dimensões do stresse, da depressão e total, enquanto que o género masculino obteve valores mais elevados (mais favoráveis) nas dimensões do desenvolvimento positivo (competência, confiança e conexão).

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