E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 344 Conclusões globais Como consideram os alunos ter sido o impacto da pandemia por Covid-19? Relativamente ao impacto negativo da pandemia por Covid-19, os alunos relatam que a vida ficou pior ou muito pior após a pandemia no contexto da escola (34,3%), com os amigos (21,9%) e consigo mesmo (28,4%). Um pouco mais de metade refere que a vida em família ficou na mesma após a pandemia (56,7%). Em síntese, cerca de um terço dos alunos acusa sinal de sofrimento psicológico e carência de competências socioemocionais em pelo menos uma das medidas consideradas. Na descrição das respostas dos alunos em relação à perceção do seu bem-estar e saúde psicológica salienta-se que, quando se relata “mais de metade” ou “umpouco mais de metade” dos alunos, o que indica uma situação aceitável ou mesmo favorável, tal significa também que “menos de metade”, ou “umpouco menos de metade” dos alunos apresenta sinais de sofrimento psicológico a exigir atenção. Veremos em seguida alguns fatores que poderão facilitar ou dificultar a situação. Que fatores ajudam a explicar estes resultados? As crianças da educação pré-escolar e os alunos do 1.º ciclo do ensino básico A idade e o género As crianças da educação pré-escolar são descritas pelos educadores como apresentando menos problemas emocionais, mas também menos competências prossociais, comparativamente com os alunos do 1.º ciclo do ensino básico. No que diz respeito aos problemas emocionais, estes aumentam à medida que passam da educação pré-escolar para o 1.º ciclo do ensino básico e nos anos de escolaridade dentro do próprio 1.º ciclo do ensino básico, à medida que a escolaridade vai

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