E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 343 Conclusões globais Na análise item a item de algumas das questões para avaliação das competências socioemocionais, sobressai que mais de metade dos alunos se preocupam muitas vezes com as coisas (58,7%), cerca de 2 em cada 10 alunos (20,5%) têm dificuldades em fazer amigos e 4 em cada 10 alunos (42,7%) ficam muito tensos quando estudam para um teste. Em geral, as competências socioemocionais estão relacionadas entre si e opõem-se à ansiedade nos testes. Os jovens com mais competências socioemocionais (otimismo, controlo emocional, resistência/ resiliência, confiança, curiosidade, sociabilidade, persistência, criatividade, energia, cooperação, autocontrolo/ autorregulação, pertença à escola) relatam menos bullying, melhor relação com os professores, menos ansiedade nos testes, maior perceção de qualidade de vida, mais satisfação com a vida, menos sintomas de mal-estar psicológico e menos impacto negativo da pandemia por Covid-19 nas suas vidas. No que diz respeito aos seus hábitos de lazer e repouso, 38,9% dos alunos refere ter praticado atividade física menos de 3 vezes na semana anterior à avaliação e 38,6% dos alunos refere dormir menos de 8 horas por noite. 99,5% dos alunos passa diariamente pelo menos 1 hora à frente de um ecrã e 63% dos alunos passa 4 ou mais horas por dia à frente de um ecrã. Na avaliação da depressão, ansiedade e stresse (realizada apenas nos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e secundário), evidencia-se que um pouco mais de metade dos alunos referiram ter algo a esperar do futuro (53,4%) e considerarem-se capazes de ter entusiasmo pelas coisas (54,4%). As subescalas depressão, ansiedade e stresse revelam correlações positivas entre si, assim como as dimensões de desenvolvimento positivo (competência, confiança e conexão), evidenciando que tanto os estados negativos como os positivos se associam entre si e se opõem significativamente uns aos outros (negativos aos positivos).

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==