Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 342 Conclusões globais Os alunos, do ponto de vista da sua saúde psicológica, na pós-pandemia As crianças da educação pré-escolar e os alunos do 1.º ciclo do ensino básico Sublinhando que os questionários das crianças da educação pré-escolar e dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico foram preenchidos pelos educadores e professores, destaca-se que, dos problemas mais frequentes identificados nestes níveis de ensino, cerca de um quarto dos alunos são irrequietos (23,2%) e distraem-se com facilidade (24,9%), destacando-se pela positiva o facto de 88,6% terem pelo menos um bom amigo. As crianças identificadas pelos professores e educadores como tendo mais problemas emocionais, de comportamento, hiperatividade e de relacionamento com os colegas (que se associaram entre si e com o total da medida), foram referidas como tendo menos comportamentos prossociais. Os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário Entre um terço e um quarto dos alunos refere sentir várias vezes por semana ou quase todos os dias tristeza (25,8%), irritação ou mau humor (31,8%) e nervosismo (37,4%). Embora mais de metade dos alunos refira raramente ou nunca sentir uma tristeza tão grande que parece que não aguenta (67,1%), cerca de um terço refere sentir essa tristeza pelo menos mensalmente (32,9%). Na escala de perceção da qualidade de vida, destaca-se que cerca de 7 em cada 10 alunos refere sentir-se calmo e tranquilo pelo menos metade do tempo (71,4%).
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