Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 339 Estudo aprofundado A relaçãoentre oapoioda direçãoda escolaeobem-estar psicológicodosprofessores:Oefeitomediador do ambiente escolar. Evidênciasdeumestudonacional no contexto doapoiogovernamental pós-pandemia, dirigidoà promoçãodasaúdemental nas escolas Kyriacou, C. (2001). Teacher stress: Directions for future research. Educational review, 53(1), 27-35. https://doi.org/10.1080/00131910120033628 Lovibond, S.H., & Lovibond, P.F. (1995). Manual for the Depression, Anxiety, Stress Scales Australia. Disponível em: http://www2.psy.unsw.edu.au/dass/. Adaptação portuguesa: Pais-Ribeiro JL, Honrado A, Leal I. (2004). Contribuição para o estudo da adaptação portuguesa das escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS) de 21 itens de Lovibond e Lovibond. Psicol Saúde Doenças, 5(1), 229-39. Manuti, A., Van der Heijden, B., Kruyen, P., De Vos, A., Zaharie, M., & Lo Presti, A. (2022). Editorial: How Normal Is the New Normal? Individual and Organizational Implications of the COVID-19 Pandemic. Frontiers in psychology, 13, 931236. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.931236 Matos, M. G., Branquinho, C., Noronha, C., Moraes, B., Santos, O., Carvalho, M., Simões, C., Marques, A., Tomé, G., Guedes, F., Cerqueira, A., Francisco, R. & Gaspar, T. (2022). Relatório técnico “Saúde psicológica e bemestar – Observatório de Saúde Psicológica e Bem-Estar: Monitorização e Ação”. Disponível em https://www.dgeec.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=1357&fileName=SaudePsi_final.pdf Mazzola, J. J., Schonfeld, I. S., & Spector, P. E. (2011). What qualitative research has taught us about occupational stress. Stress and Health, 27(2), 93-110. https://doi.org/10.1002/smi.1386 Oberle, E., & Schonert-Reichl, K. A. (2016). Stress contagion in the classroom? The link between classroom teacher burnout and morning cortisol in elementary school students. Social Science & Medicine, 159, 30–37. https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2016.04.031 Piaw, C. Y., Ishak, A., Yaacob, N. A., Said, H., Pee, L. E., & Kadir, Z. A. (2014). Can multiple intelligence abilities predict work motivation, communication, creativity, and management skills of school leaders?. ProcediaSocial and Behavioral Sciences, 116, 4870-4874. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.01.1040 Sargent, L. D., & Terry, D. J. (2000). The moderating role of social support in Karasek's job strain model. Work & Stress, 14(3), 245-261. https://doi.org/10.1080/02678370010025568 Schonert-Reichl, K. A. (2017). Social and Emotional Learning and Teachers. Future of Children, 27(1), 137–155. https://eric.ed.gov/?id=EJ1145076 Shrout, P. E., & Bolger, N. (2002). Mediation in experimental and nonexperimental studies: New procedures and recommendations. Psychological Methods, 7(4), 422–445. https://doi.org/10.1037/1082-989X.7.4.422 Tomé, G., Almeida, A., Ramiro, L., Gaspar, T., & Gaspar De Matos, M. (2021). Intervention in schools promoting mental health and well-being: a systematic review. Global Journal of Community Psychology Practice, 12(1), 1–23. http://www.gjcpp.org/ Tomé, G., Gómez-Baya, D., Cerqueira, A., & Gaspar de Matos, M. (2019a). Que escola é precisa para aprender, aem pôr em perigo o bem-estar e as relações interpessoais dos adolescentes. Revista de Psicologia Da Criança e Do Adolescente, 10(1), 63–73.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==