Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 337 Estudo aprofundado A relaçãoentre oapoioda direçãoda escolaeobem-estar psicológicodosprofessores:Oefeitomediador do ambiente escolar. Evidênciasdeumestudonacional no contexto doapoiogovernamental pós-pandemia, dirigidoà promoçãodasaúdemental nas escolas Apesar da importância dos resultados obtidos, o presente estudo apresenta algumas limitações, nomeadamente pelo caráter do estudo, transversal e pelo facto de existirem outros fatores, individuais e contextuais, que podem interferir nestas relações. Assim, sugerimos que estudos futuros neste âmbito possam ter em atenção o papel de outros fatores pessoais (como a satisfação com a vida) e contextuais (como, por exemplo, a existências de programas de promoção de competências em contexto escolar) na mediação desta relação. Sugerimos também o desenvolvimento e implementação, de forma sistemática, de programas, dirigidos à promoção do bem-estar psicológico e da qualidade de vida dos professores. Estes programas devem basear-se na prevenção dos riscos psicossociais, de acordo com as necessidades individuais, grupais e organizacionais, com vista à criação de ambientes escolares saudáveis. Este modelo de atuação preconiza, num primeiro nível, a prevenção dos riscos psicossociais através da promoção do ambiente escolar, por exemplo, através da promoção de oportunidades de acesso a programas de promoção da resiliência, bem-estar, qualidade de vida e conciliação trabalho-família. Num segundo nível, a intervenção sobre os riscos psicossociais identificados, nomeadamente os relacionados com a promoção do suporte social e do e ambiente escolar, deve visar a identificação e implementação de estratégias que visem a promoção da comunicação e de estratégias de liderança eficazes, de trabalho em equipa e cooperação, com o objetivo de ajudar os professores e diretores a lidar de forma mais adequada com as fontes de stresse existentes. Esperamos assim que estes resultados contribuam para o desenvolvimento de intervenções, baseadas em evidências, dirigidas à promoção da saúde mental dos professores nas escolas. Conclusões
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