E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 336 Estudo aprofundado A relaçãoentre oapoioda direçãoda escolaeobem-estar psicológicodosprofessores:Oefeitomediador do ambiente escolar. Evidênciasdeumestudonacional no contexto doapoiogovernamental pós-pandemia, dirigidoà promoçãodasaúdemental nas escolas (Ibrahim et al., 2021). Os resultados obtidos estiveram também de acordo com os obtidos nos estudos realizados por Ibrahim e colaboradores (2020) e Piaw e colaboradores (2014), demonstrando adicionalmente que o encorajamento por parte da direção da escola e uma comunicação eficaz por parte dos dirigentes e colegas, representa um papel relevante no bem-estar psicológico dos professores. Já antes da pandemia de Covid-19, a profissão docente estava exposta a elevados níveis de stresse e a riscos psicossociais específicos (e.g., Oberle & Schonert-Reichl, 2016; Schonert-Reichl, 2017; Herman et al., 2018). Com a pandemia, e a decorrente necessidade de adaptação dos contextos e metodologias de trabalho, as exigências aumentaram(Manuti et al, 2022) e o suporte social, nas suas diferentes formas e atores, assumiu particular relevância, pelo seu papel no amortecimento do impacto destas exigências sobre os sintomas psicológicos e sobre o bem-estar. Assim, a comunicação e o apoio por parte de colegas e da estrutura da organização assumem a maior importância e devem ser tidos em consideração na promoção da saúde mental dos professores.

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