Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 334 Estudo aprofundado A relaçãoentre oapoioda direçãoda escolaeobem-estar psicológicodosprofessores:Oefeitomediador do ambiente escolar. Evidênciasdeumestudonacional no contexto doapoiogovernamental pós-pandemia, dirigidoà promoçãodasaúdemental nas escolas O apoio da direção da escola deixou de ser um preditor significativo do bem-estar psicológico após o controlo da variável mediadora, o ambiente escolar, B= 0,029, ES = 0,04, 95%IC[-0,04, 10], β = 0,04, p= 0,43, resultado este que é consistente com uma mediação total (ver Figura 4). Figura 4 Efeito demediação Aproximadamente 10% da variância do bem-estar psicológico foi explicada pelas variáveis independentes (R2 = 0,10). O efeito indireto do apoio da direção da escola, testado através de uma abordagem de estimativa de percentil por bootstrap (Shrout & Bolger, 2002), foi estatisticamente significativo, B = 0,18, ER = 0,04, 95% IC [0,12, 0,25], com um valor β completamente estandardizado igual a 0,24. Adicionalmente, o teste de Sobel, z, para o efeito indireto foi igual a = 5,83, p <0,001, demonstrando a ocorrência de uma mediação parcial entre o apoio da direção da escola sobre o bem-estar psicológico através do ambiente escolar.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==