Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 333 Estudo aprofundado A relaçãoentre oapoioda direçãoda escolaeobem-estar psicológicodosprofessores:Oefeitomediador do ambiente escolar. Evidênciasdeumestudonacional no contexto doapoiogovernamental pós-pandemia, dirigidoà promoçãodasaúdemental nas escolas Figura 2 Efeito do apoio da direção da escola (VI) sobre o ambiente escolar (VD) Foram então utilizadas análises de regressão para analisar a hipótese de mediação do ambiente escolar do efeito do apoio da direção da escola sobre o bem-estar psicológico. Os resultados indicaram que o apoio da direção da escola foi um preditor significativo do ambiente escolar, B= 1,00, ES= 0,017, 95%IC[0,97, 1,04], β= 0,85, p= 0,001 (ver Figura 2). Os resultados também indicaram que o apoio da direção da escola e o ambiente escolar foram preditores significativos do bem-estar, B = 0,18, ES = 0,031, 95%IC [0,12, 0,24], β = 0,27, p = 0,001, e B= 0,21, ES = 0,01, 95%IC[0,17, 0,25], β = 0,27, p = 0,001 (ver Figura 3), suportando a hipótese de mediação. Figura 3 Efeito do apoio da direção da escola (VI) e do ambiente escolar (VI) sobre o bem-estar psicológico (VD)
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==