Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 332 Estudo aprofundado A relaçãoentre oapoioda direçãoda escolaeobem-estar psicológicodosprofessores:Oefeitomediador do ambiente escolar. Evidênciasdeumestudonacional no contexto doapoiogovernamental pós-pandemia, dirigidoà promoçãodasaúdemental nas escolas Para analisar o efeito mediador do ambiente escolar sobre a relação entre o apoio da direção da escola e o bem-estar psicológico dos professores, o bem-estar psicológico foi considerado uma variável dependente (VD), o apoio da direção da escola foi considerado a variável independente (VI) e o ambiente escolar foi considerado a variável mediadora (VM) (Figura 1). Figura 1 ModeloConceptual Resultados Foi considerado que seria obtida uma mediação se: a) o apoio da direção da escola (VI) previsse significativamente o bem-estar psicológico (VD); b) o apoio da direção da escola (VI) previsse significativamente o ambiente escolar (VD, percurso a); c) o ambiente escolar (VI) previsse significativamente o bem-estar psicológico (VD, percurso b); e d) se o efeito total reduzisse para não significativo quando o ambiente escolar (VM) fosse incluído na relação entre o apoio da direção da escolar e o bem-estar psicológico (ou uma mediação parcial se o efeito direto se mantivesse significativo). Além disso, foi ainda considerado que o efeito indireto para a análise mediacional deveria ser significativo e, de acordo com o teste de Sobel, o valor do efeito indireto deveria ser superior a zero (z > 1,96).
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