Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 331 Estudo aprofundado A relaçãoentre oapoioda direçãoda escolaeobem-estar psicológicodosprofessores:Oefeitomediador do ambiente escolar. Evidênciasdeumestudonacional no contexto doapoiogovernamental pós-pandemia, dirigidoà promoçãodasaúdemental nas escolas Medidas O conjunto de instrumentos dirigido aos professores incluiu questões relacionadas com (i) dados demográficos, (ii) indicadores de saúde e bem-estar psicológico, através da resposta a questões relacionadas com a satisfação com a vida, saúde e bem-estar, stresse e sintomas depressivos e ansiosos, impacto da Covid-19 e vida atual; (iii) ambiente escolar. Em particular, o stresse, a depressão e a ansiedade foram avaliados pela versão portuguesa da DASS-21 (Lovibond & Lovibond, 1995, Pais-Ribeiro et al., 2004), um questionário de autorrelato composto por 21 itens, avaliados de acordo com um Escala do tipo Likert de 4 pontos (“nada se aplica a mim” a “aplica-se a mim a maior parte do tempo”), que se agrupam nas três dimensões acima mencionadas. A DASS21 apresenta propriedades psicométricas adequadas nas versões original e portuguesa (Lovibond & Lovibond, 1995; Pais-Ribeiro et al., 2004). Para o presente estudo, foram analisados apenas os indicadores relacionados com o contexto escolar. Informações detalhadas dos instrumentos e medidas utilizados no estudo na página 78. Os níveis de medida de cada uma das variáveis incluídas nas análises são apresentados na Tabela 2. Tabela 2 Medidas de contexto escolar e bem-estar (adaptada deMatos et al., 2022) Medida Nº de itens Formato de resposta Amplitude e Sentido de Variação Apoio da direção da escola 8 0 = Completamente em desacordo; 4 = Completamente de acordo 0 – 32 (maior apoio) Ambiente escolar 10 0 = Completamente em desacordo; 4 = Completamente de acordo 0 – 40 (melhor ambiente) Bem-estar psicológico 5 0 = Nunca; 5 = Todo o tempo 0 – 25 (maior bem-estar) Análise dos Dados Os dados foram analisados através do SPSS 25.0 (SPSS, Chicago IL, EUA). Foi realizada uma análise de mediação simples através do PROCESS 4.1. (Hayes, 2022), com base nos procedimentos de análise de mediação de Baron e Kenny (1986). Em todas as análises foi considerado um nível de confiança de 95%.
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