E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 329 Estudo aprofundado A relaçãoentre oapoioda direçãoda escolaeobem-estar psicológicodosprofessores:Oefeitomediador do ambiente escolar. Evidênciasdeumestudonacional no contexto doapoiogovernamental pós-pandemia, dirigidoà promoçãodasaúdemental nas escolas Mais recentemente, os mesmos autores investigaram os determinantes do bem-estar psicológico relacionados com o ambiente psicossocial de trabalho, analisando, em conjunto, o papel moderador que o controlo sobre o trabalho e o suporte social pode desempenhar na relação entre as exigências do trabalho e o bem-estar psicológico em professores (Ibrahim et al., 2021). Os resultados mostraram que, para além das exigências e do controlo sobre o trabalho, o suporte social parece prever significativamente o bem-estar psicológico dos professores (Ibrahim et al., 2021). Neste estudo, não só o suporte social pareceu ter impacto no bem-estar geral dos professores, como também modera parcialmente o efeito das exigências do trabalho sobre os sintomas depressivos e ansiosos dos professores (Ibrahim et al., 2021). Neste âmbito, outros estudos realizados (Ibrahim et al., 2020; Piaw et al., 2014) mostraram ainda que, para além do suporte social, o encorajamento por parte da direção da escola e uma comunicação eficaz por parte dos dirigentes e colegas representa um importante contributo na melhoria do bem-estar psicológico dos professores. O presente estudo teve como principal objetivo analisar o efeito mediador do apoio da direção escolar na relação entre o ambiente escolar e o bem-estar psicológico. Espera-se que os resultados obtidos, a partir de um estudo nacional no contexto do apoio governamental pós-pandemia, sirvam de base científica para a promoção da saúde mental dos professores nas escolas.

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