Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 328 Estudo aprofundado A relaçãoentre oapoioda direçãoda escolaeobem-estar psicológicodosprofessores:Oefeitomediador do ambiente escolar. Evidênciasdeumestudonacional no contexto doapoiogovernamental pós-pandemia, dirigidoà promoçãodasaúdemental nas escolas A literatura destaca a profissão docente como geradora de stresse (Kyriacou, 2001; Klassen, 2010; Mazzola et al., 2011), apontando a necessidade de priorizar a saúde mental dos professores (Ibrahim et al., 2021). São vários os fatores que contribuem para o stresse e para o surgimento e manutenção de estados de ansiedade e de depressão nos professores, impactando, consequentemente, o seu bem-estar psicológico. Alguns dos fatores identificados pela literatura científica nesta área (e.g., Desouky & Allam, 2017; Hadi et al., 2009) envolvem a idade, a experiência docente, a remuneração (baixos salários), qualificações (mais elevadas, pelas exigências acrescidas), a carga de trabalho e exigências psicológicas do trabalho. No que respeita especificamente às fontes de stresse diretamente relacionadas com o trabalho, a carga do mesmo, os conflitos interpessoais e as restrições ao nível organizacional são os fatores de risco psicossocial mais frequentemente referidos como tendo impacto na saúde mental e física dos trabalhadores (Baka, 2015; Ibrahim et al., 2019; Wolter et al., 2019). Os estudos realizados, especificamente em professores, no âmbito dos fatores que podem mediar o impacto do stresse no bem-estar, evidenciam a importância de fatores como a satisfação no trabalho, o ambiente da sala de aula ou a perceção da autoeficácia (Gozzoli et al., 2015; Tomé et al., 2019a; 2019b; 2021). A este respeito, a literatura mostra que, no que diz respeito a fatores contextuais como o ambiente de trabalho, os sintomas de sofrimento psicológico podem ser minimizados quando os professores sentem que são mais apoiados pelas pessoas significativas (Sargent & Terry, 2000). Neste contexto, um estudo realizado por Ibrahim et al. (2020) concluiu que os professores com menos suporte por parte das pessoas significativas apresentam níveis mais elevados de sofrimento psíquico.
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