E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 324 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emprofessores portugueses: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária resiliência, bem-estar, qualidade de vida e conciliação trabalho-família. Num segundo nível, a promoção de estratégias favoráveis para lidar com as fontes de stresse deve, também, ser o foco principal, dado que facilita a adaptação às fontes de stresse existentes. Num terceiro nível, nos casos em que a saúde mental dos professores está comprometida e/ou em que existem situações mais específicas, relacionadas com outras fontes de stresse no contexto do trabalho (por exemplo, mobbing ou burnout) ou no contexto pessoal (por exemplo, uma doença crónica), deve ser dada atenção e orientação para intervenção especializada. O modelo de atuação deve, ainda, contemplar a eventual necessidade de intervenção psicossocial em situações de crise, emergência ou catástrofe, mediante a ocorrência, de forma inesperada, de fontes de stresse específicas. Não sendo possível, em nenhuma circunstância, prevenir todas as fontes de stresse, a implementação de um modelo deste tipo pode contribuir para que os professores possam estar mais preparados para lidar com os desafios inerentes à profissão e, mediante a ocorrência de novas fontes de stresse, mobilizarem os seus recursos pessoais para, em interação com as exigências do trabalho, facilitar a adaptação, com impacto positivo na sua saúde mental, no seu bem-estar e na sua qualidade de vida.

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