Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 322 Estudo aprofundado Adaptação psicológicaàpandemia deCovid-19emprofessores portugueses: opapel dos fatores psicológicose contextuais na perceçãodealterações na vidadiária A adaptação a fontes de stresse, em particular as que ocorrem de forma súbita e que obrigam a adaptações constantes e continuadas, exige capacidade de resiliência (Hobfoll et al., 2015). A literatura neste âmbito mostra também a importância da qualidade das relações sociais, através do apoio por parte das pessoas significativas na adaptação a fontes de stresse, em particular em contextos desafiantes, como tem sido o caso da pandemia (Szkody, et al., 2020). Deste modo, é expectável que as diferenças encontradas possam ser também parcialmente explicadas pelas alterações que ocorreram na qualidade das relações sociais, tal como ficou evidenciado nos resultados do estudo realizado por Jakubowski e Sitko-Dominik (2021) e por Sokal e colaboradores (2020), em que o apoio da família se relacionou com uma melhor adaptação, uma maior perceção de autoeficácia e mais atitudes positivas orientadas para a mudança. A profissão docente já estava, antes da pandemia de Covid-19, exposta a níveis de stresse elevados (e.g., Oberle & Schonert-Reichl, 2016; Schonert-Reichl, 2017; Herman et al., 2018). A alteração decorrente da necessidade de implementação de um regime de trabalho remoto, neste caso de ensino à distância, veio aumentar as exigências (Manuti et al, 2022) e envolveu uma maior exposição dos professores ao seu próprio sofrimento psicológico e maior isolamento (Kush e colaboradores, 2022), pela necessidade de reorganização das formas e métodos de trabalho e, em muitas circunstâncias, com necessidade, em simultâneo, de reorganização das rotinas familiares. A par, esta necessidade veio ainda acentuar uma realidade já conhecida dos professores, que envolve a exposição direta às situações de vida dos alunos e que, não estando diretamente relacionada com o conteúdo do trabalho e com as suas caraterísticas individuais, acaba por impactar significativamente a sua qualidade de vida. Tratando-se de um estudo de caráter transversal, não é possível afirmar se os resultados obtidos são devidos às alterações percecionadas na vida dos professores decorrentes da pandemia de Covid-19 ou se podem ter sido influenciados por eventuais fatores prévios que, não tendo sido controlados no presente estudo pelo seu âmbito, constituem risco, vulnerabilidade e/ou proteção,
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